O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2013-01-19

A nuvem de Oort

Nuvem de Oort

Até há bem pouco tempo sabíamos da existência do Sol, de nove planetas, bastantes asteróides e um número indeterminado de cometas.

Agora em vez de nove planetas temos somente oito e três planetas-anões. Contudo, são milhares os corpos menores que  integram o Sistema Solar. 
Para além da órbita de Neptuno, num mundo escuro e gelado, "vive" uma panóplia de objectos que começam aos poucos a ser descobertos e que recebem o nome genérico de Objectos Transneptunianos.

Em primeiro lugar temos a Cintura de Kuiper, região que se estende desde Neptuno (a 30 UA) até 50 UA do Sol (uma UA-Unidade Astronómica, é uma unidade de distância que equivale à distância média da Terra ao Sol, ou seja, aproximadamente 150 milhões de quilómetros). É aqui que "habitam" Plutão e Éris, dois planetas-anões. 
Os objectos desta região recebem o nome de KBO (Kuiper belt objects).

Cintura de Kuiper

Depois temos um "disco disperso", uma região que se estende para o espaço para além da Cintura de Kuiper. Os corpos desta região foram "catapultados" para órbitas extremamente elípticas e inclinadas, devido à interacção gravitacional com os planetas exteriores, em especial Neptuno.
Por fim, bem mais longe, temos finalmente a Nuvem de Oort, de onde se pensa provirem a maioria dos cometas.

A Nuvem de Oort - Escalas das órbitas  
Julga-se que esta Nuvem de Oort envolva completamente o Sistema Solar e contenha biliões de cometas, com uma massa equivalente à de cinco vezes a da Terra.
O seu limite interior situa-se algures entre as 2 000 a 5 000 UA, estendendo-se a mesma até às 50 000 UA do Sol, ou seja aproximadamente 1 ano-luz - lembremo-nos que a estrela mais próxima de nós, Proxima Centauri, se situa a cerca de 4 anos-luz de nós.  Existem contudo algumas fontes que situam o seu limite exterior perto das 100 000 UA.

Tudo indica que a mesma seja remanescente do inicial disco protoplanetário que originou o Sistema Solar, há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás. A hipótese actualmente aceite é que os objectos da nuvem de Oort tiveram a sua origem muito perto do Sol, no mesmo processo que originou a criação dos planetas e asteróides, mas as interacções gravitacionais com os novos planetas gasosos como Júpiter e Saturno expulsaram estes objectos para longas órbitas elípticas ou parabólicas.

Alguns dos principais Objectos Transneptunianos conhecidos



1 comentário:

  1. É o bo dese satélite noso que viaxa xa por isa bisbarra tan loxana ainda que sexa do noso Sol.
    Unha tristura que os centíficos puxeran a plutón na beira das lindes e eles lle deran outro título.
    Tantos anos connosco e agora a caron de Neptuno impedido cas suas miudas luas; él é pequeno, entón elas sonche anacos de rochas?
    Breves saúdos
    Deica amigo Paulo.

    ResponderEliminar