O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-09-28

Astrologia

A astrologia surgiu cerca do 3º milénio a.c., na Babilónia. Acreditava-se na época que as posições dos planetas influenciavam a vida dos seus governantes e o rumo das próprias nações.
O signo astrológico é definido em função da constelação “atravessada” pelo Sol, no momento do nascimento da pessoa.

O Sol na constelação de Sagitário, no dia do meu nascimento.
Capricórnio situa-se à esquerda, um pouco acima e Ofiúco, uma das constelações actualmente também "atravessada" pela rota do Sol, encontra-se à direita.

No momento do meu nascimento, a 24 de Dezembro, o Sol “atravessava”, no seu movimento aparente, a constelação de Sagitário. Embora para um astrólogo eu deva ser considerado do signo de Capricórnio, a verdade, em bom rigor, é que eu deveria ser considerado Sagitário! Os astrólogos desconhecem o movimento de precessão da Terra, assim como desconhecem os planetas para além da órbita de Saturno. Para eles nada mudou desde a antiguidade. Os seus mapas astronómicos são idênticos aos de Ptolomeu…
É evidente que nada disto tem algum significado para mim.
A influência que é exercida sobre nós pela massa de um planeta situado a milhões de quilómetros, é bem menor que a influência da massa da parteira que assiste ao nosso nascimento (a força de atracção entre dois corpos é directamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles – Isaac Newton)!
Embora a astronomia e a astrologia estivessem interligadas na antiguidade e até quase aos nossos dias – convém não esquecer que a Terra era considerada o centro do universo e tudo girava à volta dela, tudo mudou a partir de Kepler e da formulação das suas leis fundamentais da mecânica celeste.
A astronomia é uma ciência, enquanto que a astrologia, não sendo uma ciência, é talvez uma “arte”, similar a qualquer oráculo – tarot, búzios, etc., não possuindo como estes qualquer base científica.
Não posso contudo deixar de sorrir quando alguém se refere a mim como astrólogo, confundindo astronomia com astrologia, do mesmo modo que de certeza confundirá o médico com o curandeiro…

0 comentários:

Enviar um comentário