Pontos de Lagrange do sistema Terra-Sol Fonte: http://www.nasa.gov/ |
O matemático Joseph-Louis Lagrange descobriu cinco pontos específicos nas vizinhanças de duas grandes massas numa relação orbital, onde a força gravitacional conjugada dos dois corpos iguala a força centrípeta necessária para que um terceiro corpo, de massa muito inferior, consiga orbitar conjuntamente com eles.
Desses cinco pontos, três deles estão em equilíbrio instável (pontos L1, L2 e L3), enquanto que os outros dois (pontos L4 e L5) estão em equilíbrio estável.
No sistema Terra-Sol, o ponto L1 foi utilizado para colocar a sonda de observação solar Soho. O ponto L3, por estar sempre do lado oposto da Terra e logo permanentemente invisível, ainda não teve qualquer utilização. Quanto ao ponto L2, servirá para colocar na sua órbita o telescópio James Webb Space Telescope. De salientar que já se encontram a orbitar este ponto o observatórios Planck e Herschel, ambos da ESA e o WMAP da NASA.
O ponto L2 dista da Terra cerca de 1,5 milhões de km’s e é um local privilegiado para observações que exijam uma protecção às emissões e influências do Sol.
0 comentários:
Enviar um comentário