O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-04-11

O uso de binóculos na astronomia

Binóculos Swift 7x42, com tripé
Para qualquer entusiasta da astronomia, a aquisição de binóculos para a observação visual é imprescindível. Deve ser prioritária, relativamente à compra de um telescópio e, complementar, para quem já o possui.
De modo a termos uma ideia do potencial de uns binóculos, basta dizer que enquanto à vista desarmada conseguimos observar cerca de 2.000 estrelas num céu relativamente escuro, fazendo uso de uns binóculos esse número passa para cerca de 100.000 estrelas.
Para que a observação  seja cómoda e as estrelas não comecem a "ziguezaguear", devemos apoiar os binóculos (num parapeito, por exemplo) ou, de preferência, fazer uso de um tripé (um simples tripé fotográfico serve perfeitamente).
Com este prático instrumento, fácil de transportar e de utilizar podemos observar a Lua, resolver muitas estrelas duplas, ver as luas de Júpiter, as fases de Vénus e até deslumbrarmo-nos com a extraordinária galáxia de Andrómeda a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de nós, entre outros objectos.
Como é evidente, os binóculos podem ainda ser usados para outros fins, como por exemplo a observação de aves ou paisagens distantes.

0 comentários:

Enviar um comentário