O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-11-13

IceCube - O "caçador" de neutrinos


Diagrama do IceCube
O neutrino, partícula elementar sub-atómica sem carga eléctrica e existente em três "sabores" (neutrino do electrão, do muão e do tau), é de muito difícil detecção dada o modo como interage com a matéria.

Milhões de neutrinos emanados do Sol atravessam a Terra a cada instante (e por eles somos atravessados) sem que de tal nos apercebamos.

Embora sem sabermos ainda quantificar o seu preciso valor, possui uma  massa muito diminuta - cerca de algumas centenas de vezes inferior à de um electrão!

O estudo dos neutrinos e o seu comportamento são muito importantes para melhor compreendermos o universo, porquê é que ele é feito de matéria e não de anti-matéria, como era no passado e como evoluirá...

Para ajudar a estudar melhor esta incrível partícula,  foi construído na Antártida um impressionante observatório de neutrinos - o IceCube Neutrino Observatory, que tenta indirectamente quantificar o seu número, através da sua ténue interacção com a matéria.

Finalizado em Dezembro de 2010 o observatório é constituído por 5160 detectores, distribuídos por uma matriz de 86 orifícios no gelo, com cerca de 2 400 metros de profundidade média.

IceCube - vista aérea

O gelo da Antártida é extremamente puro e opaco à luz solar nos local de colocação dos detectores.
Sempre que um neutrino colide com o núcleo de um átomo no gelo, emite um flash de luz azul (conhecida como radiação de Cerenkov) que é captada pelos detectores.
Esta informação é enviada para a superfície, onde é então tratada.

1 comentário:

  1. Caro Paulo! Sou do tempo em que se pensava que a existência de neutrinos era uma grande treta!
    O célebre Hubert Reeves ansiava por descobrirem mais qualquer coisa acerca deles para se poder fazer um cálculo da massa do universo...
    Não sabia dessa técnica de os detetar!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar