O buraco de ozono a 31 de Outubro de 2012 |
No local certo, o ozono (mais precisamente o ciclo do ozono (*) ) tem a notável capacidade de absorver parte da radiação ultravioleta solar, convertendo-o num poderoso escudo natural de protecção à vida na Terra.
O ozono (O3) é uma molécula composta por três átomos de oxigénio, que se forma pela combinação de átomos livres de oxigénio, sempre que a molécula de oxigénio (O2) se rompe por acção da radiação ultravioleta.
Se a sua presença na estratosfera é extremamente benéfica, pelo tal efeito protector, impedindo a chegada até nós de uma parte significativa da radiação ultravioleta emanada do Sol, já na troposfera o converte num gás extremamente nocivo à saúde e à vida, degradando os tecidos e danificando as plantas.
O buraco de ozono em Setembro de 2000 |
Desde a descoberta há algumas dezenas de anos das consequências nefastas derivadas do lançamento involuntário para a atmosfera de determinados compostos químicos que provocavam a diminuição da camada de ozono e permitindo a livre passagem da radiação ultravioleta, que se começaram a tomar medidas para contrariar este efeito, como é do conhecimento de todos.
Desde então, a monitorização constante da presença do ozono na estratosfera tem permitido avaliar o impacto dessas medidas, que, ao que tudo indica, já começam a surtir efeito!
Nas imagens acima, vemos o tamanho do buraco de ozono em Setembro de 2000, momento em que o buraco atingiu a sua maior dimensão e em 31 de Outubro deste ano de 2012, onde atingiu o segundo menor tamanho em vinte anos.
(*) - Ciclo do ozono
Caro Paulo
ResponderEliminarUm senhor gajo agradeceu-te a lição de "astrologia" que lhe deste. Como é possível que no séc. XXI ainda haja gente que confunda "astrologia" com "astronomia"!!!
Boa notícia sobre a redução do buraco do ozono graças à redução das emissões de clorofluorcarbonos. Oxalá que assim continue!
Um abraço do
Xico
Pues ojalá no sólo sea algo cíclico, sino consecuencia de un cambio de mentalidad en el mundo...
ResponderEliminarBreves saludos d:D´