O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-05-23

Vénus - Fases e trânsitos

As fases de Vénus segundo Galileu
Quando observado através de um telescópio, ou de uns bons binóculos (bem apoiados), Vénus revela-nos as suas fases, num espectáculo extraordinário. Isso deve-se ao facto de Vénus ser um planeta interior e, como tal,  reflectir a luz incidente do Sol em conformidade com o seu posicionamento relativamente a este.

O astrónomo que pela primeira vez observou esta surpreendente faceta de Vénus foi Galileu. Estava-se em finais de 1610 e o cientista italiano ficou surpreendido com este fenómeno. Reparou que a aparência do planeta mudava, passava por fases (tal como a Lua), e que o seu diâmetro aparente mudava também. Quanto mais estreito era o bordo iluminado de Vénus, maior era o seu diâmetro aparente. Quanto mais Vénus se aproximava de um disco, mais pequeno parecia.

Esta revelação seria a machadada final na teoria geocêntrica e mais uma prova contundente a favor do heliocentrismo de Copérnico.

Não resisto a contar o que se passou na minha observação de ontem:
Enquanto aguardava pela ambientação to telescópio, orientei-o manualmente para Vénus que estava visualmente muito perto da Lua.
Chamei a Isabel, minha esposa, para vir também observar.
A sua primeira reacção foi: Não vejo Vénus! Estou a ver a Lua...
Efectivamente a fase de Vénus era visualmente semelhante à fase da Lua, observada à vista desarmada...

O Sol, a Terra e Vénus
Devido à inclinação da sua órbita relativamente à da Terra, existem pontos de intersecção ao plano da órbita terrestre. 
Quando a conjunção inferior coincide com este ponto de intersecção, temos os trânsitos de Vénus. O ciclo destes trânsitos é de 243 anos, aos pares, separados por um intervalo de oito anos, seguidos de intervalos de 121,5 e 105,5 anos.

No ano de 2004 tivemos um destes momentos, sendo o próximo a 5 e 6 de Junho deste ano (2012) - não visível em Portugal (totalmente visível no Havai, Alasca, Austrália, Pacífico e Ásia oriental, com o início do trânsito visível na América do Norte.). 
O próximo par de trânsitos será nos anos de 2117 e 2125.

Trânsito de Vénus de 2004

0 comentários:

Enviar um comentário