No âmbito da "Astronomia no Verão", o grupo Orion promoveu uma sessão de observação em Morgade, junto à Barragem do Alto Rabagão.
O céu encontrava-se completamente limpo e negro, com a Via Láctea a manifestar-se imponentemente. Foi pena o local escolhido estar ainda sob a influência da iluminação pública, o que não só perturbava imenso a observação, como também impedia a pupila de se dilatar convenientemente. Também a proximidade da estrada e a frequente passagem de viaturas, era um elemento pernicioso.
O telescópio utilizado foi um Meade Lightbridge de 12" (montagem Dobson), adequado para a observação de objectos do céu profundo em ambientes não poluídos.
A observação iniciou-se com M57, em Lira, que se revelava nitidamente, embora sem se visualizar a estrela central. A belíssima dupla Albireo, no Cisne, foi o alvo seguinte. Posteriormente observaram-se M13 e M92 em Hércules. Dada a sua orientação - na direcção dos candeeiros da rua, a observação não se revelou excepcional, como seria de esperar com este telescópio e este céu.
Entre muita conversa e troca de impressões, observámos ainda o enxame duplo de Perseu, Andrómeda e Júpiter (este ainda muito baixo sobre o horizonte).
Foi uma noite algo curta, mas agradável.
Blog a Sério!!!!! (sou a Cláudia, amiga do Rodrigues...)
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho!
Olá Paulo.
ResponderEliminarO teu Blog está muito bem organizado. Gostei da tua descrição do evento. Faltou dizer que nestas sessões tem de haver um compromisso entre a qualidade da observação e a acessibilidade do local. Tenho mais algumas fotos da sessão que te posso enviar se quiseres – provavelmente irei colocar um post sobre todas as sessões de Montalegre no site http://spacelab.esct.pt.
Abraço
Jorge