O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-12-19

τ (Tau) Ceti - A vizinha do lado

Representação artística de Tau Ceti e seus planetas
Fonte: http://www.astrobiology.com
O astrónomo Mikko Tuomi e a sua equipa, depois de anos de investigação e análise, estão convictos da existência de um planeta, em zona habitável(*), orbitando a estrela τ (Tau) Ceti.

Tau Ceti encontra-se a cerca de 12 anos-luz de nós, na constelação da Baleia, ou seja, a uma distância três vezes maior que a vizinha Alfa Centauri.

Atendendo à sua similaridade com o nosso Sol, já desde 1960 que é objeto de pesquisa de eventuais sinais de rádio, emitidos por hipotéticas civilizações extraterrestres.

A estrela possuirá 5 planetas que a orbitam até uma distância similar à que separa Marte do Sol. Embora alguns deles estejam demasiado perto de Tau Ceti, é de crer que, atendendo ao facto da sua radiação ser 45% inferior à do Sol, um dos outros dois esteja na chamada zona habitável.

Para um observador situado em latitudes como a nossa (41º N), poderá observá-la após o jantar, olhando aproximadamente para Sul, segundo o mapa:

Tau Ceti é estrela que possui um círculo à volta, na zona central da imagem
Imagem extraída do planetário Stellarium

(*) Em astronomia, entende-se como zona habitável uma região do espaço em torno de uma estrela onde a radiação e a temperatura permitem a existência de água no estado líquído e logo a existência de vida, tal como a conhecemos na Terra

Diagrama representativo da zona habitável em função da massa da  estrela (Sol=1)
Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Enviar um comentário