O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-04-24

Pela Linha do Corgo

A caminhada iniciou-se na localidade de Sabroso de Aguiar utilizando a antiga Linha do Corgo, num troço recém pavimentado e actualmente reconvertido em ciclovia. 
Ao longe avista-se a belíssima Vila Termal de Vidago, com os cumes da serra da Sanábria (SP) cobertos de neve, como pano de fundo. A pendente descendente do percurso ajuda a manter um passo acelerado e rapidamente alcançamos o fim da zona pavimentada, a qual dá origem a um desagradável piso de brita. 
Por essa altura as célebres e míticas "curvas do Reigaz" são plenamente visíveis à nossa esquerda. Vêm-me à memória as imensas histórias de descidas alucinantes, onde só os mais audazes e capazes se impunham. Não posso esquecer em particular uma certa noite chuvosa em que ao lado do meu amigo e piloto António Salvador, ao volante do seu Datsun 240Z, fizemos esse percurso a uma velocidade vertiginosa e nos limites da aderência... 
Com cerca de uma hora de caminhada atingimos a antiga Estação de Loivos, local ermo e desabitado, onde o comboio teimava sempre em parar. Aí aproveitamos para retemperar as forças e ingerir algo. 
Depois, abandonando a antiga linha férrea, iniciamos uma íngreme descida em direcção a Vila Verde. Chegados ao lindíssimo campo de golfe do Clube de Golfe de Vidago, fizemos mais uma pausa para esperar pelo grupo de ciclistas que tinha partido connosco, mas efectuado um percurso diferente. 
Daí até Vila Verde foi um ápice. Percorremos cerca de dez quilómetros no total. 
Veja aqui as fotos e aqui os detalhes do percurso.

1 comentário:

  1. Belo treino para o projecto 2012 (Peregrinação a Santiago de Compostela)

    ResponderEliminar