O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-03-31

Hora do planeta

Hoje, pelas 20:30 horas, haverão por todo o planeta "apagões" simbólicos visando a sensibilização para uma consciência ecológica de modo a travar as alterações climáticas e garantir o futuro do planeta.
É assim desde 2007, num movimento crescente de entidades envolvidas.

Até aqui tudo bem! 

Sensibilizar!!!

Ora o que se verifica é que muita das vezes o gesto simbólico não passa disso...
Vejamos o caso das nossas autarquias. Grande parte delas abraça esta iniciativa, apagando a iluminação de um ou outro monumento, fazendo grande alarde da atitude. Contudo, ao longo do ano já se esqueceu da consciência ecológica (e financeira):

- Iluminação pública exagerada e mal dimensionada, iluminando o que não é necessário (o céu, por exemplo);

- Manutenção de sistemas "gulosos" de energia, em detrimento de soluções mais eficientes (lâmpadas de LED´s, lâmpadas económicas, etc);

- Aquecimento e arrefecimento exageradíssimos dos espaços públicos - geralmente no Verão fico com frio quando vou a uma repartição pública;

- Má gestão dos horários da iluminação pública e dos monumentos. Se no primeiro caso é usual as lâmpadas acenderem ainda de dia e só apagarem quando o Sol já nasceu, relativamente aos monumentos não acredito que alguém ande a apreciar os mesmos à uma da madrugada!
Ainda acerca dos horários, é do conhecimento geral que nos meios rurais as pessoas se deitam cedo. Não entendo pois o motivo da iluminação pública se prolongar até ao amanhecer.

E poderia continuar a dar (maus) exemplos destes...

Não se fiquem pois pela publicitada participação na Hora do Planeta.

Pratiquem-na cada dia, seja em casa, seja na empresa, seja nos espaços públicos!

0 comentários:

Enviar um comentário