O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-08-28

Ciência Viva - Astronomia em Morgade

No âmbito da "Astronomia no Verão", o grupo Orion promoveu uma sessão de observação em Morgade, junto à Barragem do Alto Rabagão. 
O céu encontrava-se completamente limpo e negro, com a Via Láctea a manifestar-se imponentemente. Foi pena o local escolhido estar ainda sob a influência da iluminação pública, o que não só perturbava imenso a observação, como também impedia a pupila de se dilatar convenientemente. Também a proximidade da estrada e a frequente passagem de viaturas, era um elemento pernicioso.
O telescópio utilizado foi um Meade Lightbridge de 12" (montagem Dobson), adequado para a observação de objectos do céu profundo em ambientes não poluídos.
A observação iniciou-se com M57, em Lira, que se revelava nitidamente, embora sem se visualizar a estrela central. A belíssima dupla Albireo, no Cisne, foi o alvo seguinte. Posteriormente observaram-se M13  e M92 em Hércules. Dada a sua orientação - na direcção dos candeeiros da rua, a observação não se revelou excepcional, como seria de esperar com este telescópio e este céu.
Entre muita conversa e troca de impressões, observámos ainda o enxame duplo de Perseu, Andrómeda e Júpiter (este ainda muito baixo sobre o horizonte).
Foi uma noite algo curta, mas agradável.

2 comentários:

  1. Blog a Sério!!!!! (sou a Cláudia, amiga do Rodrigues...)
    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo.

    O teu Blog está muito bem organizado. Gostei da tua descrição do evento. Faltou dizer que nestas sessões tem de haver um compromisso entre a qualidade da observação e a acessibilidade do local. Tenho mais algumas fotos da sessão que te posso enviar se quiseres – provavelmente irei colocar um post sobre todas as sessões de Montalegre no site http://spacelab.esct.pt.

    Abraço

    Jorge

    ResponderEliminar