O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-01-05

Iluminação pública

Nova iluminação na Av. dos Aliados (à esq. )
e na Rua do Terreiro de Cavalaria
A Câmara Municipal de Chaves está a remodelar parcialmente algumas das luminárias existentes na cidade. Pelo critério escolhido, desde já os meus parabéns!

Habituado a constatar os enormes erros cometidos na nossa iluminação pública, com uma consequente degradação dos céus nocturnos e desperdício de energia, foi com enorme satisfação que verifiquei que as luminárias recém colocadas são exemplarmente ecológicas no que à poluição luminosa concerne.

Se num dos exemplos temos uma solução de design esbelto e actual, no outro foi-se ao encontro do tradicional, em conformidade com as características urbanísticas locais.

Contudo, em ambos os casos, a opção tomada foi a correcta, uma vez que a iluminação é exclusivamente dirigida para o solo, sem qualquer envio luminoso para a atmosfera.

Num dos meus anteriores artigos, mostrava o impressionante halo da cidade de Chaves, numa fotografia obtida a 10 km da cidade.

Oxalá seja este o início de uma actuação responsável por quem de direito, que minore o deplorável estado de poluição luminosa atingido no nosso país.

0 comentários:

Enviar um comentário