O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-05-20

Noite de Astronomia em Vidago

Os locais escuros, propícios à observação astronómica, são infelizmente cada vez mais raros. O exagero da iluminação pública, aliado à má concepção das luminárias, conduz à constante degradação das condições de observação. A manutenção de um céu escuro, é um legado que devemos deixar para os nossos netos, para que, também eles, possam usufruir da sua beleza.
Na procura de um local mais escuro para possibilitar uma melhor observação, surgiu a oportunidade criada pelo Clube de Golfe de Vidago, que, colocou à disposição o seu belíssimo campo, situado nos arredores de Vidago.
Alia-se assim o golfe à astronomia, numa perfeita simbiose entre o céu e a terra.
Este evento, que originalmente se destinava a um grupo de alunos da Escola Secundária Fernão de Magalhães (Chaves), foi agora alargado a todos os sócios e amigos do Clube de Golfe de Vidago.

Nota: A observação só poderá concretizar-se, caso as condições meteorológicas a permitam. Se tal não acontecer, fica adiada para o próximo dia 27, à mesma hora.

A todos os interessados em participar, pede-se o especial favor de, quando circularem com as suas viaturas no caminho de terra batida, o façam sómente com as luzes de presença (mínimos) acesas, de modo a não interferirem com a observação.
Obrigado

1 comentário: