O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-12-10

Geminídeas, elas aí estão!


Com o ano de 2012 prestes a terminar, o céu nocturno brinda-nos mais uma vez com uma sessão de "fogo de artifício".
Assim, no dia próximo dia 13 de Dezembro, quando pelas 24 horas acontecer o pico da "chuva de estrelas" Geminídeas, agasalhe-se bem, coloque luvas, gorro e cachecol e sente-se comodamente numa cadeira, orientada na direcção sudeste. 
Caso o frio aperte mesmo, leve também consigo uma manta.
É deveras importante sentir-se confortável!

A chuva das Geminídeas recebe este mesmo nome por se identificar o seu radiante (ponto a partir do qual parecem surgir os meteoros) na constelação de Gémeos. Esta chuva tem uma longa duração de actividade, podendo ser observada entre os dias 30 de Novembro e 18 de Dezembro, sempre com a possibilidade de produção de 'bolas de fogo'.
Embora, como referido, o pico ocorra pelas 24 horas do dia 13, é possível a sua observação, com menos intensidade, em outros dias e umas horas antes e umas horas depois do pico.
Sem a luz da nossa Lua a ofuscar os meteoros mais pequenos, este ano prevê-se uma das melhores chuvas dos últimos anos e a melhor deste ano, com uma taxa prevista de cerca de 120 meteoros por hora.

Para saber para onde olhar, vire-se para Sudeste e localize inicialmente a constelação de Orionte. Um pouco acima e à esquerda desta, poderá localizar a constelação de Gémeos, com as suas maravilhosas estrelas Pollux e Castor.
É precisamente dessa zona (radiante) que os meteoros parecerão emergir.
Se se munir de uma câmara fotográfica, pode também assim registar o fenómeno. 

Como curiosidade posso referir que, ao contrário das outras chuvas de estrelas, pensa-se que as Geminídeas não são detritos de um cometa mas sim de um objecto rochoso com o nome de (3200) Phaethon.
Seja é esta a sua origem ou não, o importante é mesmo a beleza do evento!

1 comentário: