O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-12-21

2012-12-21, 11:12 (UTC) - Solstício de Inverno


A Terra, a nossa bela e maravilhosa "nave espacial", continua a orbitar o Sol, acompanhando-o na sua viagem em torno do centro galáctico, à vertiginosa velocidade de, aproximadamente, 800 000 km/hora. 
Como cada uma destas "voltas" demora cerca de 230 milhões de anos e a Terra se formou há cerca de 4 600 milhões de anos, significa que vamos a caminho da 21ª "volta"(grosso modo)! 

(Ou seja, quer isto dizer que os "profetas" do fim do mundo se "enganaram" mais uma vez...) 

No seu movimento de translação em redor do Sol, a Terra fá-lo com o seu eixo (imaginário) inclinado cerca de 23º relativamente ao plano da eclíptica. 
É a conjugação destes dois fatores (movimento de translação e inclinação do eixo) que dá origem às estações do ano.  Ora, quando este valor da declinação é máximo, estamos perante um solstício. 
Hoje, pelas 11:12 horas (UTC), foi precisamente um desses momentos. 

Devido à órbita elíptica da Terra, os solstícios não dividem o ano num número igual de dias - a Terra gira mais depressa no periélio (quando está mais perto do Sol) e mais devagar no afélio. 

 O próximo solstício de Inverno no hemisfério norte ocorrerá no dia 21 de dezembro, pelas 17:11 horas.

1 comentário:

  1. Moitismos teñen tan poucos escrúpulos que teñen que andar construindo supersticiós pra poder seguir vivindo do conto; e neses entran os políticos e os relixiosos.
    Dende tempos inmemoriais os homes loitan con outros homes pra sometelos, e se non poden con eles o fan mediante misterios e inventos de deuses e outras trapalladas...
    Unha aperta longa Paulo, e fica tranquilo na túa bisbarra que non hai mal que cen anos dure, corpo co aguante e político e cura que viva pra entón... :))
    Bo decembro ou Nadal.
    B.Darzádegos d:D´

    ResponderEliminar