O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2013-01-04

Copérnico, Nicolau

Embora à primeira vista os nossos sentidos nos façam crer que o Sol gira em torno da Terra, todos sabemos que não é assim.

Contudo, no não muito longínquo ano de 1543, essa era a única teoria aceite e, ai daquele que ousasse afirmar o contrário.

Pelo receio de se expor ao desprezo do povo e, pior ainda, da igreja, Copérnico manteve secretamente em seu poder durante treze anos a sua extraordinária obra "As Revoluções dos Orbes Celestes" (De Revolutionibus Orbitum Coelestium), obra que veio questionar a teoria geocêntrica vigente, tal como fora estruturada por Aristóteles e Ptolomeu.

Em abono da verdade, Aristarco (310 a.c. - 230 a.c.) foi o primeiro cientista a fazê-lo, lançando a teoria heliocêntrica.

Foi no entanto necessário esperar mais de mil anos para que alguém o publicasse e assumisse publicamente.

Pelo apoio dado a esta teoria, conjuntamente com outras conjecturas como por exemplo a possível existência de outros mundos com vida inteligente, foi Giordano Bruno lançado para as chamas pela Inquisição em 1600...

Para além da formulação da teoria heliocêntrica, Copérnico também explicou cabalmente o porquê da existência das estações do ano, ordenou correctamente as órbitas dos planetas então conhecidos, esclareceu a retrogradação dos planetas, etc.

Nicolau Copérnico (Nikolaj Kpernik) nasceu em Toruń, na Polónia no ano de 1473, falecendo em 1543, ano da publicação de De Revolutionibus Orbitum Coelestium.

1 comentário:

  1. Un dos piores mals endémicos, a Igrexa, tudo un atraso para home que quer chegar as estrelas e seguir discubrindo a inexistenza dos deuses.
    Saúde e Ceibedade
    Deica logo...

    ResponderEliminar