O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-12-16

Orionte (Orion) - Ori

Orionte

Orionte (Orion) é uma constelação soberba. É, por excelência, a constelação de inverno (no hemisfério norte), dado o seu tamanho e imponência!
É aqui que podemos observar um dos mais conhecidos "berçários" de estrelas, facilmente observável à vista desarmada e de uma excecional beleza, quando fotografado.

A constelação de Orionte,
segundo o atlas Uranographia,
de 1801 
Conhecida desde a antiguidade, representa, de acordo com a lenda, um heroico e vaidoso caçador, munido de uma moca e de uma pele de leão a servir de escudo. Gabava-se de derrotar qualquer animal. Acabou por ser mortalmente picado pelo "Escorpião". Foi pois colocado no céu numa posição diametralmente oposta a este: Quando Orionte nasce, o Escorpião mergulha no horizonte e vice-versa.

O seu asterismo mais evidente e conhecido é constituído pelas três estrelas que integram o cinturão de Orionte - Alnitak, Alnilam e Mintaka.
Este asterismo é conhecido por As Três Marias, embora também seja comum chamarem~lhe Os Três Reis Magos ou Cinturão de Orionte. 

Betelgeuse e Rigel são duas belíssimas e grandiosas estrelas, existentes também nesta constelação. A primeira é uma supergigante vermelha e situa-se a cerca de 350 anos-luz de nós. Com um diâmetro variável entre os 500 e os 900 diâmetros solares, se fosse colocada no centro do sistema solar, o seu tamanho atingiria Saturno...
Rigel, é uma supergigante azul e está a cerca de 800 anos-luz do Sistema Solar. A sua temperatura é bastante elevada, daí o seu tom azul - cerca de 11 200 °C (o Sol possui à sua superfície uma temperatura de aproximadamente 5 500 °C).

 A vedeta da constelação é mesmo a famosa nebulosa de Orionte, observável, como atrás referido, a olho nu.

Grande nebulosa de Orionte
(Fonte: Hubblesite)
Esta nebulosa é constituída pelas duas nebulosas de emissão M42 e M43. Através de um telescópio consegue notar-se uma ligeira coloração verde-esmeralda. Encontra-se a cerca de 1 600 anos-luz de nós.

1 comentário: