O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-09-16

Microgeração




Este ano resolvi instalar um sistema fotovoltaico de geração de energia eléctrica.
Embora o rendimento dos painéis ainda seja bastante incipiente - sómente 15 a 16 % da energia recebida do Sol é convertida em energia eléctrica, achei que estaria a dar o meu pequeno contributo para um planeta mais verde.
A escolha adequada seria um instalar um sistema que acompanhasse o movimento aparente do Sol, dada a sua mais elevada rentabilidade.
Contudo, como esse sistema implicaria um corte de algumas árvores, o que eu não pretendia, optei por um sistema fixo, assente numa estrutura metálica por cima da casa das máquinas, como se pode observar nas imagens.
As escolha recaiu então na colocação de 20 painéis monocristalinos de 255 W da LG, com um rendimento teórico de 15,8%.
O inversor - equipamento que transforma a corrente contínua dos painéis em corrente alterna (220 V), é um Kaco Powador 4400, com um rendimento de aproximadamente 96% e que permite injectar na rede até um máximo de 4000 W.
A funcionar desde o passado dia 2 de Julho, já permitiu, até hoje, uma poupança de cerca de 500 kg de CO2 (e de alguns Euros...).

Fonte: www.edp.pt

Em termos de recuperação do investimento, estou a prever um período de seis anos, a confirmar/rever após o 1º ano de produção.

2 comentários:

  1. Me alegro mucho, Paulo.
    [En cierta manera esa autonomía no se hace rentable para los estados ya que dejas de aportar impuestos sobre el consumo que realizas sobre la energía recibida de las redes estatales o privadas]Cuando uno se constituye en productor autónomo y prescinde de terceros comienza una auténtica libertad y se desprende de presiones externas. Es una buena noticia tu determinación por los árboles; a veces la estética y el rendimiento no tiene porque prevalecer por encima de ciertos eres vivos. Una gran preocupación que demuestra tu buen carácter,
    Saúde e Ceibedade.
    dl·P

    ResponderEliminar