O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-10-13

Excesso de iluminação na rede viária

A iluminação excessiva e inadequada de zonas da rede viária, pode revelar-se extremamente contraproducente, conduzindo a resultados opostos aos preconizados.
A nosso órgão de visão, tem a característica de se adaptar às condições de luminosidade do meio. Essa adaptação não é, contudo, imediata. Se a adaptação ao claro é extremamente rápida (devido à violenta contracção da pupila), da ordem dos 3 a 4 segundos, já não se pode dizer o mesmo da adaptação ao escuro, que pode necessitar de até 30 minutos!
Assim, sempre que à noite o condutor "mergulha" numa zona excessivamente iluminada, e a abandona quase de imediato, não existe tempo suficiente para que a nossa visão se adapte às novas condições.
Vejamos o caso dos túneis durante o período noturno.
O condutor que vem na estrada, com a visão adaptada à iluminação da sua viatura, entra num túnel. A sua visão adapta-se rapidamente à forte iluminação do mesmo. Contudo, quando o condutor sai do túnel e regressa à zona sem iluminação, sofre imediatamente um breve "blackout", que, só passados alguns minutos desaparece completamente. Esse período é extramente perigoso. Para que tal não acontecesse, bastava que o túnel possuísse durante a noite uma iluminação menos intensa, e até gradualmente descendente, caso o comprimento do túnel o justificasse, de modo a minimizar este efeito. Como benefício colateral, temos ainda a poupança de energia, tão necessária por razões económicas e ecológicas.
Caso análogo se verifica nos nós excessivamente iluminados das autoestradas onde, dada a ausência de peões, era possível uma iluminação bem inferior.
Não nos esqueçamos que os faróis da viatura que vêm em sentido contrário se vêem melhor num fundo escuro do que num fundo claro.
Como referido na notícia do Público, a qual me levou a escrever este artigo, a sinistralidade é menor na Holanda do que na Bélgica, sendo que na Bélgica as estradas são mais iluminadas do que na Holanda...

1 comentário:

  1. Espero que alguém com responsabilidades leia este post esclarecedor e oportuno.

    ResponderEliminar