O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-08-01

Jarama 1980 F1 GP

Carmim, eu, Ni, Zé, Mendes e Carlos
Jarama, 1 de Junho de 1980
Após duas prévias idas a Jarama, o bichinho da F1 foi lançado aos amigos e até os menos entusiastas aderiram. Após ter conseguido que o meu pai me autorizasse a levar a 4L, começamos a delinear a viagem. Iriam duas 4L, a minha e a do Carmim, para um total de 8 passageiros. Na época não existiam autovias e a única auto-estrada era já perto de Madrid. Saímos ao início da noite, de modo não só a evitar o trânsito, mas também para conseguirmos estar em Jarama logo de manhã. Um arreliador furo na Sanabria atrasou-nos imenso, mas a viagem continuou. Antes de Madrid, ao romper da aurora e após termos evitado a auto-estrada para pouparmos mais uns trocos, olho para o Carlos: tinha colocado uns palitos nos olhos para que eles não se fechassem. Parti-me a rir!
Acampamos ao lado do autódromo, como no ano anterior.
O som e o cheiro dos F1 chegavam até nós... Verdadeiramente inebriante.
A passagem pelas boxes no fim dos treinos, era um dos momentos que eu adorava - ver o ambiente, tocar nos carros, sentir o cheiro...
A vitória coube a Alan Jones, se bem que essa prova não tenha contado para o mundial devido à polémica entre a FISA e a FOCA.
No regresso, quando levava o Carlos a casa, sinto um barulho. O braço da direcção tinha-se quebrado. A 4L já teve que ser rebocada, mas a sua missão estava cumprida.
Veja aqui o video da corrida.

4 comentários:

  1. Bela foto! Já agora... quem falta aí!

    ResponderEliminar
  2. Falta o Zito e um colega do Carlos (Aleixo, se não me engano).
    1 abraço
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. A Carrinha do Paulo
    Tinha um aspecto pálido e uma estrutura estranha; dava uma impressão de deformidade sem, contudo, apresentar uma malformação definida; comportou-se com um misto desconcertante de timidez e ousadia, e exprimia-se com um bater rouco de motor esforçado que não se traduzia em velocidade. Todos estes pormenores depunham em seu desfavor, mas durante alguns anos representou para um grupo de amigos um espaço de liberdade e de sonhos.
    A.Barreira

    ResponderEliminar
  4. Não me lembrava de ter sido “sequestrado” por um "cossaco" de tronco nu e de bigode proeminente. Não terá sido uma viagem de reconquista dos Algarves (Lagos)?

    ResponderEliminar