O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-06-20

StarLight - A defesa do céu nocturno

Na “Conferência Internacional em Defesa da Qualidade do Céu Nocturno e do Direito de Observar as Estrelas” (International Conference in Defence of the Quality of the Night Sky and the Right to Observe the Stars), em La Palma - 2007, foi elaborada uma declaração - “La Palma Declaration”, cujo ponto 1 passo a descrever:

1 - O direito a um céu nocturno não poluído que permita desfrutar da contemplação do firmamento, deve ser considerado um direito inalienável da humanidade, comparável a outros direitos ambientais, sociais e culturais, devido ao seu impacto sobre o desenvolvimento de todos os povos e a sua repercussão sobre a conservação da diversidade biológica.

Infelizmente, a vontade desenfreada de transformar a noite em dia, iluminando o necessário e o desnecessário com uma intensidade desmesurada, faz com que seja cada vez mais difícil preservar este património da humanidade.

Eis uma simulação do aspecto do céu nocturno em ambientes com diversos graus de poluição luminosa:


Céu sem poluição - A luz das estrelas chega-nos com todo o seu esplendor

Céu ligeiramente poluído - O número de estrelas visíveis é muito menor

Céu poluído (céu de uma pequena cidade) - O número de estrelas visíveis reduz-se drásticamente. O céu deixa de ser escuro e passa a ter uma tonalidade acastanhada 

Apague uma lâmpada, acenda uma estrela!

0 comentários:

Enviar um comentário