O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-06-27

Energia solar, optimização do sistema

Painel solar, com reservatório acoplado de 200 litros
A funcionar em pleno desde 1999, o meu painel solar serve de pré-aquecedor das águas quentes sanitárias, sendo auto-suficiente para as aquecer entre Junho e finais de Agosto.
Privilegiando a quantidade ao invés da temperatura, o sistema envia para um outro acumulador adicional (no interior da habitação) a água recém aquecida, num total de 550 litros de água quente acumulada. Isso é conseguido com uma simples bomba de circulação e um termóstato diferencial. Desta maneira continuo a ter água quente mesmo que existam alguns dias nublados consecutivos.




90 metros de tubo de polietileno enrolado em espiral
Visando uma optimização do sistema, lembrei-me de interceptar o circuito com um simples tubo de polietileno enrolado em espiral, sistema que desactivo durante o Inverno, por questões de congelamento. A água é pois pré-aquecida, antes de chegar ao painel.
Assim, de um modo extremamente barato, consegui aumentar o período de auto-suficiência em 3 meses (passou a ser desde o início de Abril ao início de Outubro), ao mesmo tempo que a temperatura média da água se elevou cerca de 20º C.    

1 comentário:

  1. Boa técnica essa do poliestireno! Eu já a vi aplicada no aquecimento da água de uma piscina. Surpreende-me os 3 meses que tinhas de uso do painel! Eu aqui, pelo menos do início de Março a Novembro desligo a caldeira e só uso a água do painel...

    ResponderEliminar